Antonio Adolfo: Um Ícone da Música Brasileira

Artigos Hot Hits Brasil Lançamentos Nacionais Musica Novidades

Antonio Adolfo, pianista, arranjador, produtor e educador, cresceu em uma família musical no Rio de Janeiro (sua mãe era violinista na Orquestra Sinfônica Brasileira) e iniciou seus estudos aos sete anos de idade. Aos dezessete, já era músico profissional. Seus mestres incluem Eumir Deodato e a grande Nadia Boulanger em Paris. Durante os anos 60, liderou seu próprio trio, que participou de vários shows de Bossa Nova e Jazz no Brasil e excursionou com cantores como Leny Andrade, Carlos Lyra, Flora Purim, Wilson Simonal, Elis Regina e Milton Nascimento.

Adolfo compôs músicas como “Pretty World” (título original: “Sá Marina”), que alcançaram grande sucesso e foram gravadas por artistas como Sergio Mendes, Stevie Wonder, Herb Alpert, Earl Klugh, Dionne Warwick, entre outros. Ganhou concursos internacionais de música (no Rio de Janeiro – Brasil e em Atenas – Grécia) por duas vezes.

Como músico, arranjador e produtor musical, trabalhou com alguns dos nomes mais representativos da música brasileira, além de ter lançado mais de 25 álbuns em seu nome. Como educador, ensina música, especialmente música brasileira, em todo o mundo e escreveu vários livros.

Em 1985, Adolfo criou sua própria escola no Rio de Janeiro, Brasil, que atualmente conta com mais de 1.300 alunos. Seu álbum de CD de 2010, “Lá e Cá/Here and There”, segue os passos da gravação ao vivo de 2007, “Antonio Adolfo e Carol Saboya Ao Vivo/Live”. Em 2011, seu CD “Chora Baiao” foi lançado e premiado pelo The Latin Jazz Corner. O CD mais recente de Antonio Adolfo, “Finas Misturas/Fine Mixtures”, recebeu ótimas críticas e teve grande destaque em rádios de Jazz.

Seus CDs “Rio, Choro, Jazz…” e seu álbum solo de piano “O Piano de Antonio Adolfo” foram indicados para o Grammy Latino de 2014. Em 2015, Adolfo lançou um CD gravado em Nova York e no Rio, com a cantora Carol Saboya e o gaitista/vibrafonista Hendrik Meurkes, intitulado “Copa Village”. Em 2016, o CD “Tropical Infinito”, lançado em maio, também foi indicado como Melhor Álbum de Jazz Latino no Grammy Latino de 2016. E em 2017 e 2018, o CD “Hybrido – From Rio to Wayne Shorter” foi indicado tanto para o Grammy Latino quanto para o Grammy, consecutivamente. Em 2018, outro álbum “Encontros – Orquestra Atlantica” foi lançado pela AAM Music de Antonio Adolfo, que também foi gravado no Rio e está recebendo ótimas críticas e destaque em rádios, além de ter sido indicado como Melhor Álbum de Engenharia no Grammy Latino de 2019. Lançamentos recentes incluem “Samba Jazz Alley” (2019), “Vamos Partir Pro Mundo”, com a cantora brasileira Leila Pinheiro. Seu CD de 2020, “BruMa – Celebrating Milton Nascimento”, também foi indicado para Melhor Álbum de Jazz Latino e Melhor Álbum de Engenharia em 2021.

Antonio Adolfo agora está lançando seu tributo a Antonio Carlos Jobim intitulado “Jobim Forever”. O álbum alcançou o primeiro lugar por quatro semanas na parada da JazzWeek.

Saiba Mais: https://antonioadolfomusic.com/

Hot Hits Brasil