Netflix e Max Lideram Preferência em Serviços de Streaming no Brasil
A mais recente edição da Pesquisa de Assinaturas, conduzida pela Vindi em parceria com a Opinion Box, revela que aproximadamente 81% dos consumidores de plataformas digitais no Brasil preferem serviços de streaming de vídeo. Entre os entrevistados, a Netflix e o Max (anteriormente conhecido como HBO Max) emergiram como os favoritos, sendo mencionados por 25% dos participantes.
O estudo também destaca que mais da metade dos entrevistados não registrou alterações em suas despesas com serviços por assinatura nos últimos doze meses. Esse dado é particularmente significativo em um cenário de adversidades econômicas no Brasil, onde cerca de 66,96 milhões de consumidores foram afetados, conforme dados da CNDL.
Apesar dos desafios, 61% dos entrevistados expressaram a intenção de manter seus gastos com assinaturas inalterados ao longo do próximo ano. Thais Luciani, diretora de marketing da Vindi, interpreta esse comportamento como um reflexo das expectativas em relação à estabilidade financeira e à resiliência do padrão de consumo entre os assinantes.
O compartilhamento de senhas também foi abordado na pesquisa, revelando que 51% dos usuários compartilham suas senhas com familiares, 40% com parceiros e 16% com amigos. Surpreendentemente, 56% dos entrevistados compartilham seus planos com pessoas que não residem no mesmo endereço, sendo que 43% deles não estão dispostos a pagar valores mais altos para obter o direito de compartilhamento de senha em seus planos.
Quando se trata de serviços de streaming de vídeo, mais de 75% dos entrevistados que possuem um plano de streaming são assinantes da Netflix, e mais de 20% deles assinam exclusivamente essa plataforma. Além disso, mais da metade dessas pessoas também são assinantes do Prime Video, embora 90% do público desse serviço da Amazon também tenham uma assinatura em, pelo menos, um outro serviço do tipo.
No segmento de música, o Spotify lidera com 49% de preferência, seguido pelo Amazon Music e YouTube Music. O fato de que 24% da amostra considera essencial pagar por serviços como Netflix e Spotify sugere uma crescente valorização desse segmento no Brasil.
Apesar da popularidade massiva da Netflix, o YouTube continua sendo uma das plataformas favoritas dos brasileiros para consumo de vídeos, de acordo com estatísticas divulgadas pelo Ibope. Entre janeiro e dezembro de 2023, o YouTube dominou o segmento em termos de audiência, com 16,1% da quota total entre outros provedores de vídeo online. Sua participação é notavelmente maior do que a da Netflix e supera até mesmo a audiência da TV paga, sendo apenas inferior aos serviços de televisão aberta, que continuam sendo o principal meio de consumo de vídeo no Brasil, conforme dados do IBGE.
Hot Hits Brasil